Pedra Bonita - Gonçalves-MG

Partimos rumo a Gonçalves por volta das 7:30 hrs e após cerca de 1 hora de viagem já passávamos pela cidade, tomando o caminho para o bairro Campestre. Passamos pelo simpático bairro São Sebastião das Três Orelhas e seguimos as placas indicando a "Fazenda Campestre".

Visual do alto da Pedra Bonita

Estrada no início da trilha

A entrada da trilha para a Pedra Bonita fica logo após a fazenda, através de uma estrada em propriedade particular que começa no Espaço Kalapalo e sai novamente na estrada principal, podendo-se ter acesso por qualquer uma de suas extremidades. Optamos pela segunda entrada. Estacionamos o carro um pouco antes da porteira e subimos à esquerda pela estrada particular até uma segunda porteira onde quebramos à direita, subindo o pasto até a entrada da trilha propriamente dita.

Visual da estrada

Montanha onde está localizada a Pedra Bonita

A trilha é bem demarcada mas sua entrada é um tanto difícil de se ver, por isso é muito recomendável a presença de alguém que já conheça o local ou da ajuda de um GPS com o tracklog, que disponibilizo logo abaixo. A trilha é bastante tranquila, em meio a uma mata fechada mas pouco acidentada e sem grandes desníveis. Há pelo menos dois ótimos locais para camping entre os mirantes e a Pedra Bonita, e acabamos encontrando no caminho uma turma que voltava de um pernoite com suas mochilas cargueiras. Seguimos até o primeiro mirante, onde fizemos uma paradinha rápida. O primeiro mirante é uma formação rochosa que tem sua face voltada para o norte e dali já se tem uma bela vista da região.

Trilha

Continuamos pela trilha até o segundo mirante, outra formação rochosa que tem sua face voltada um pouco mais para o leste. Ali já se tem uma vista maravilhosa do Vale do Paraíba, podendo-se observar também um pouco o norte e sul da Serra da Mantiqueira. Dali se tem também a primeira visão da Pedra Bonita durante toda a trilha e, antes de seguirmos, paramos mais um pouco para tirar algumas fotos e um curto descanso.

Segundo Mirante

Segundo Mirante

Pedra Bonita

Seguimos novamente a trilha até a Pedra Bonita, que apesar do nome, não tem nada de muito especial, a não ser a vista que é belíssima. A pedra é bastante estreita com cerca de 2076 metros de altitude marcados em meu GPS. Sua face principal é voltada para o sul, tendo também uma boa visão do leste e do Vale do Paraíba, assim como no segundo mirante. Temos uma visão também do oeste, onde o destaque fica para a Pedra de São Domingos e a Pedra do Forno. Logo abaixo uma mata bastante fechada. Após um lanche e devido descanso, tomamos a trilha de volta, que ao todo, desde a estrada principal, não chega a ter 3 km.

Pedra de São Domingos ao fundo

Pedra Bonita

A Pedra Bonita é um lugar que recomendo bastante conhecer e apesar dela não ter a imponência de outras da cidade, como a Pedra do Forno, a visão que se tem dali é muito mais impressionante. Ela na verdade esta localizada numa formação montanhosa dividindo espaço com outros maciços rochosos e a verdade é que a trilha e o visual são bem mais belos que a própria pedra.

Principais atividades: Trekking

Tracklog da Trilha da Pedra Bonita

Comentários

Postagens mais visitadas