Pico do Papagaio - Aiuruoca-MG

Partimos para Aiuruoca na sexta-feira, dia 28 de julho de 2017. Chegamos ao camping O Panorâmico por volta das 19:00 hrs, localizado no bairro Pedra do Papagaio, e a expectativa para o ataque ao Pico do Papagaio no dia seguinte era enorme, assim como o grande vulto negro da pedra que cobria o céu estrelado atrás do camping.

Pico do Papagaio

O dia amanheceu e não podíamos acreditar no que estava acontecendo. Após uma noite muito fria e úmida, o céu que durante toda a madrugada estava lindamente estrelado, agora estava totalmente encoberto e nem mesmo o pico conseguíamos avistar por entre a cerração. Resolvemos ir assim mesmo, na esperança que o tempo fosse abrindo durante a caminhada. Mas não aconteceu, desistimos então no meio do caminho assim que alguns pingos começaram a cair, guardando as energias para uma nova tentativa no dia seguinte, já que no final da tarde o tempo acabou abrindo um pouco.

O céu atravessou a madrugada toda sem exibir qualquer estrela e, assim como no sábado, amanheceu novamente nublado. Desanimados, demoramos para levantar mas por volta das 9:00 hrs algumas janelas azuis começaram a abrir no céu. Esperamos mais um pouco para ter certeza e 10:00 hrs arriscamos sair novamente com muita fé de que o tempo desta vez iria abrir.

Vale do Matutu

A trilha parte do camping mesmo, pelo lado direito do banheiro e vai subindo pelo pasto, passando por alguns trechos de mata até sair novamente num descampado. Neste lugar se tem uma linda vista de frente para o pico, que desponta imponente na paisagem. Ao contrário do dia anterior, era possível ver a enorme pedra, somente com algumas poucas nuvens cobrindo o cume. Logo a frente adentramos uma mata fechada passando, para nosso espanto, por uma casa azul localizada no meio da mata. Ali mora uma senhora muito simpática, que largou a cidade para viver afastada com seu filho. Atravessamos sua propriedade e novamente tomamos a trilha.

Paredão na base da pedra

Pedras que foram uma "gruta"

A partir deste ponto a trilha alterna entre pontos abertos e de mata mais fechada, até adentrar de vez numa linda mata nativa que circunda a enorme base da pedra, passando rente ao enorme paredão que parece brotar do chão. Paramos um pouco para retomar o fôlego e continuamos. Passando pela base, a trilha que era só subida, desce um pouco por uma grota, num bosque onde passa um riacho de água cristalina e potável e depois por umas pedras que formam uma espécie de gruta.

Bosque

A trilha vai subindo, circundando a grota até um descampado onde há outra trilha que vem do Trutário no Vale do Matutu. Mais adiante há outro descampado onde há uma área de camping e por onde chega outra trilha, desta vez do Vale dos Garcias. A trilha adentra então um lindo bosque onde a luz do Sol produz seu espetáculo particular e, saindo dele, começa a subir até o cume do Pico do Papagaio, onde chegamos as 13:00 hrs.

Vista do Pico do Papagaio

Vista do Pico do Papagaio

Vista da mata abaixo do paredão e a cidade de Aiuruoca

Pico do Papagaio

Vista do Vale do Matutu com a Cachoeira do Fundo em destaque

A vista do cume é lindíssima. Dali se enxerga toda a região, a cidade de Aiuruoca, o Vale do Matutu com bela Cachoeira do Fundo em destaque, circundado pela Pedra Cabeça do Leão e a Serra do Papagaio com o Pico do Bandeira, ponto mais alto da serra. Avista-se também a Serra Fina e o Itatiaia, logo acima da Cachoeira do Fundo. Imagino que durante a noite seja possível ver a luz de várias cidades. Logo abaixo do enorme paredão, a mata por onde passa a trilha numa vista que chega a dar vertigem.

Ficamos um bom tempo no topo da pedra onde fizemos um lanche e descansamos bastante e muitas fotos depois resolvemos pegar o caminho de volta, embora a vontade fosse de ficar contemplando a paisagem. Mas era domingo, já era tarde e precisávamos voltar, pois tínhamos ainda a viagem de volta para casa.

Pico do Papagaio

A volta é um pouco mais rápida, já que quase toda é descida. Começamos a descer as 14:30 hrs e paramos um pouco somente no bosque localizado na grota, perto da base da pedra, e logo continuamos a descida, parando poucas vezes para tirar uma ou outra foto, chegando no camping às 16:00 hrs exatamente.

Há muitas trilhas para o Pico do Papagaio. Numa pesquisa rápida encontramos pelo menos umas 4 alternativas. Optamos pela que sai do bairro da Pedra do Papagaio pela facilidade, já que iríamos acampar ali mesmo. Com pouco mais de 13 km ao todo, ida e volta, o fato dela passar pela base do enorme paredão de pedra também foi bastante atraente e determinante.

O Pico do Papagaio é um lugar imperdível para os amantes das montanhas. Com 2100 metros de altitude, é um lugar belíssimo cercado por uma natureza exuberante. A trilha também é muito bonita e mesmo tendo um grande ganho de altitude, pouco mais de 900 metros, nem parecemos sentir, pois toda a região à volta é lindíssima, valendo muito todo o esforço para se chegar ao seu cume. Deixo disponível abaixo o tracklog da trilha para quem se interessar.

Principais Atividades: Trekking, Escalada e Base Jump

Tracklog da trilha do Pico do Papagaio

Comentários

Postagens mais visitadas