Pedra do Forno e Pedra Chanfrada - Gonçalves-MG

Partimos cedo de Cambuí rumo Gonçalves e por volta das 8 da manhã já estávamos na cidade. A idéia seria fazer a trilha da Pedra Bonita, mas como não conhecíamos a entrada da trilha, que é um pouco complicada de se achar, resolvemos conhecer um pico de mais fácil acesso, então optamos pela Pedra do Forno, que é a mais conhecida da cidade e que há muito tempo venho adiando.

Pedra do Forno

Ponte no início da trilha

Início da trilha

Pedra do Forno vista da trilha

A Pedra do Forno ergue-se imponente com seus pouco mais de 1900 metros de altitude e já pode ser vista da Estrada da Terra Fria, a partir do simpático bairro São Sebastião das Três Orelhas. A trilha tem início no Restaurante Zé Ovídeo, que serve uma deliciosa comida mineira. Com cerca de 1,5 km, a única dificuldade que a trilha oferece é que ela é só subida. Porém, por ser muito curta, com cerca de 40 minutos já pode se chegar ao topo da Pedra.

Vista do alto da Pedra do Forno

Capela no topo da Pedra do Forno

De lá se avista a Mantiqueira que sobe ao norte. Pode-se ver também a pontinha da Pedra de São Domingos por trás da montanha vizinha, a Pedra Bonita e a Pedra Chanfrada, que fica um pouco abaixo. Do outro lado a visão é prejudicada pelas árvores que tem logo à sua frente uma pequena capela e uma cruz.

A descida é muito rápida, em menos de meia hora já estávamos novamente no carro. Como tínhamos muito tempo e disposição, seguimos então para a Pedra Chanfrada, onde a trilha é ainda mais curta. Nos dirigimos então para o Restaurante Ao Pé da Pedra, que também serve uma deliciosa comida mineira e que faz jus ao nome, exibindo a imponência da enorme pedra que já se avista logo de entrada.

Pedra Chanfrada

A Pedra Chanfrada não é muito alta, com cerca de 1710 metros de altitude no lugar onde tem um belíssimo bosque de pinheiros, mas o que impressiona mesmo é a falésia da pedra, que tem quase 200 metros de altura. A trilha, por sua vez, é bastante semelhante à da Pedra do Forno, sendo só subida em meio a uma mata fechada. Sua extensão é de 1 Km, do restaurante até o topo da pedra, onde tem uma cruz de madeira.

Vista do alto da Pedra Chanfrada com a Pedra do Forno em destaque

Bosque de pinheiros no alto da Pedra

Cruz no alto da pedra vista de dentro do bosque

A descida também foi quase instantânea, e logo já estávamos novamente no carro. Aproveitamos o horário propício e fomos almoçar uma deliciosa truta, acompanhada de uma deliciosa comida mineira, no Restaurante Queda D’água, que fica no bairro vizinho Juncal, pertencente a Sapucaí Mirim. Voltamos então pelos bairros até Camanducaia, onde já corta a Rodovia Fernão Dias.


Tanto a Pedra do Forno quanto a Chanfrada são passeios gostosos de se fazer. Na Pedra Chanfrada vimos até mesmo um grupo de crianças com uma professora subindo e muitos pais levando seu filhos para uma aventura. Vale muito a pena conheçer! Abaixo estão disponíveis os tracklogs de ambas as pedras.

Principais Atividades: Trekking e Escalada

Tracklog Pedra do Forno
Tracklog Pedra Chanfrada

Comentários

Postagens mais visitadas