Travessia Couto-Prateleiras - Parque Nacional do Itatiaia

Quando conheci o Parque Nacional do Itatiaia pela primeira vez, eu e meus amigos optamos por fazer os passeios mais conhecidos do parque, as Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras. O Morro do Couto, a Pedra do Altar, entre outros, ficaria para uma próxima vez.

A próxima vez chegou e confesso que não esperava muito do Morro do Couto, então resolvemos fazer esta pequena travessia, que vai até às Prateleiras e retorna para o Abrigo Rebouças.

Partimos do Abrigo Rebouças no sábado dia 1º de julho de 2017, onde pernoitamos de sexta para sábado. Partimos logo de manhã por volta das 7 horas, seguindo até o Posto Marcão na entrada do parque onde tem início a trilha até o Morro do Couto. A trilha começa na verdade por uma estrada que segue até as antenas até virar realmente uma trilha que contorna algumas pedreiras e segue até o pico. Assim que avistamos o Couto percebemos que se tratava de um maciço rochoso muito bacana.

Logo no início da trilha encontramos outro grupo de amigos que haviam chegado no sábado de manhã e aproveitaram o início do dia para escalar as paredes de pedra às quais estávamos contornando. Juntaram-se a nós e continuamos juntos a travessia. A subida até o Morro do Couto é bastante tranquila, sem grandes desafios, mas já começamos a perceber a beleza do lugar. Além do Couto, avistamos as Prateleiras por um ângulo do qual nunca havíamos visto, que dá um aspecto bem diferente ao pico, além da vista sempre constante das Agulhas Negras. No alto do Couto paramos para um lanche antes de continuarmos a jornada até as Prateleiras.

A segunda parte da trilha é ainda mais bonita, passando por outros maciços rochosos, sempre no alto da montanha, com o visual das Prateleiras à frente e rodeado pela vegetação típica do Itatiaia. A trilha passa também por uma pequena gruta chamada Toca do Índio e depois desce até o cruzamento da trilha das Prateleiras, sempre com a imponência das Agulhas Negras à nossa esquerda. Chegamos na base por volta das 14:00 hrs e como o limite de horário para a subida até o cume das Prateleiras já havia expirado, optamos por não subir, até mesmo porque muitas pessoas já estavam descendo e o trânsito estava complicado. Após uma nova pausa para um lanche e um descanso, voltamos para o Abrigo Rebouças pela trilha tradicional das Prateleiras.

Confesso que fiquei impressionado com esta travessia e recomendo a todos. A beleza do lugar é inquestionável e acredito que seja umas das trilhas mais legais do Itatiaia. O Morro do Couto é um pico bem legal e apesar de não haver muitos desafios na subida, a caminhada é longa o bastante e exige um certo preparo, somando um total de quase 13 km. Aconselho quem queira subir também até o cume das Prateleiras um ritmo mais forte e menos paradas para chegar até a base até umas 13:00 hrs mais ou menos, pois o limite para a subida é até às 13:30. Abaixo deixo disponível também para quem se interessar o link com o tracklog da travessia. Boa aventura a todos!

Principais atividades: Trekking e Escalada

Tracklog Travessia Couto-Prateleiras

Morro do Couto

Morro do Couto

Morro do Couto

Morro do Couto

Cume do Morro do Couto

O Pico das Agulhas Negras e as Prateleiras

Prateleiras

Pico das Agulhas Negras visto da trilha

Toca do Índio

Prateleiras

Prateleiras

Comentários

Postagens mais visitadas