Gonçalves-MG

Gonçalves é uma pequena e charmosa cidade localizada no Sul de Minas na Serra da Mantiqueira. Com pouco mais de 4 mil habitantes, possui uma ótima e extensa infra estrutura de pousadas e restaurantes, que salpicam suas serras entre lindas florestas de araucárias.

Cacheira 7 Quedas

A cidade possui vários atrativos naturais, entre eles muitas pedras e cachoeiras que podem ser visitados sem grandes dificuldades, já que os principais pontos turísticos estão localizados muito próximos ao centro do município.

Pedra do Forno

Os principais picos são a Pedra do Forno, Pedra Chanfrada, Pedra Bonita e a Pedra de São Domingos, sendo que esta última é dividida também entre os municípios de Camanducaia e Córrego do Bom Jesus. Outros picos que também valem uma visita são o Mirante do Cruzeiro, Atrás da Pedra, Pedra do Barnabé, Pedra do Grotão, Pedra da Balança, Pedra da Divisa e Pedra Vista Aérea.

Vista do alto da Pedra do Forno

Pedra do Forno

Com mais de 30 cachoeiras que se espalham por todo seu território, sendo que muitas estão localizadas em propriedades particulares e não são abertas ao público, todas com águas cristalinas e muito frias, podemos encontrar as principais delas muito próximas ao centro, que podem ser visitadas mesmo a pé. As principais são a Cachoeira do Simão, Cachoeira do Retiro, Cachoeira 7 Quedas, Cachoeira do Cruzeiro, Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira dos Henriques. Dentre estas, somente a dos Henriques localiza-se um pouco mais distante.

Pedra Chanfrada

Pedra do Forno vista do alto da Pedra Chanfrada


Gonçalves vale uma visita, principalmente entre os amantes da natureza ou por aqueles que querem apenas passar um fim de semana diferente com o clima frio e romântico da Mantiqueira. Sua ótima infra estrutura de pousadas e chalés oferecem uma gama muito grande de opções, mas podem ser encontrados também alguns campings, se for a preferência do visitante. Com pouco esforço, pode-se conhecer muitas belezas naturais em apenas um ou dois dias e ainda apreciar uma deliciosa comida mineira ou aquela truta grelhada entre as várias opções gastronômicas que a cidade oferece.

Principais Atividades: Trekking, Mountain Bike, Cavalgada, Off Road, Bóia Cross, Escalada, Cascading e Rapel

Comentários

Postagens mais visitadas