Pico das Agulhas Negras - Parque Nacional do Itatiaia

Era a primeira vez que eu visitava o Parque Nacional do Itatiaia, no dia 15 de julho de 2013, e depois de subir o Pico das Prateleiras no dia anterior, o segundo dia estava marcada a subida para o maior atrativo do parque, o Pico das Agulhas Negras.

Acordamos logo cedo e por volta das 7 da manhã enquanto tomávamos nosso café da manhã, nosso guia já estava à nossa espera. Nos apressamos e saímos logo em seguida tomando a trilha que parte do Abrigo Rebouças.

Iniciando a trilha

A ponte sobre o charco

O início é bem tranquilo, com uma trilha sem grandes desafios. Logo no início tem uma ponte sobre um grande charco e logo depois a bifurcação que separa a trilha do pico e outra que segue para a Pedra do Altar e Cachoeira do Aiuruoca. Seguimos rumo à base e à medida que nos aproximamos a imponência do Agulhas Negras só aumentava. Começava então os primeiros trechos de escalaminhada, mas no trecho mais complicado, nosso guia lançou uma corda para facilitar a subida. A partir dali, muita escalaminhada até uma fenda que dá acesso ao topo, onde o visual já era incrível, com o Pico das Prateleiras e o Morro do Couto do lado oposto.

O Pico das Agulhas Negras

À medida que se aproxima sua imponência só aumenta

Uma corda ajuda bastante a subida

Visual da "fenda"

Subimos os últimos lances de escalaminhada e já estávamos no topo do Pico das Agulhas Negras. Mesmo com as escalaminhadas, a subida é razoavelmente tranquila e vendo o pico lá debaixo fica difícil imaginar que a subida não seja tão complicada assim.

Do alto podemos observar todo o parque, os picos do lado oposto com a Serra Fina atrás, o Abrigo Rebouças e do outro lado o vale onde passa a trilha da Travessia Serra Negra. Pode se ver também do outro lado a Serra do Papagaio em Aiuruoca. O cume na verdade fica numa pedra ao lado onde é necessário descer um trecho e subir somente com equipamento de escalada e não foi possível naquele dia. Após um merecido descanso acompanhado de um lanche e muitas fotos, observamos o tempo fechando com uma nuvem que já cobria o Morro do Couto se dirigindo sobre nós, era nossa deixa para iniciar a descida.

O Morro do Couto e a Serra Fina atrás

O Pico das Prateleiras

Mesmo nos apressando, a chuva chegou e tivemos que descer a fenda e boa parte do restante da descida sob forte granizo e, devido a isso, nossa volta foi muito rápida e sem qualquer parada. Chegamos completamente encharcados no abrigo e pouco tempo depois a chuva ficou ainda mais intensa com muito granizo.

Além de ponto culminante do Itatiaia, o Pico das Agulhas Negras é a cereja do bolo do parque, com o visual mais bonito e completo da região e qualquer esforço e dificuldade vale muito a pena.

Principais Atividades: Trekking e Escalada.

Galera reunida alto do Pico das Agulhas Negras

Para saber mais:
http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

Comentários

Postagens mais visitadas