Pico das Prateleiras - Parque Nacional do Itatiaia

Era a minha primeira vez no Parque Nacional do Itatiaia, no dia 14 de julho de 2013, e com as devidas reservas feitas previamente para o Abrigo Rebouças, saímos de madrugada para que pudéssemos chegar logo de manhã na entrada do parque.

Pico das Prateleiras

Assim que chegamos descobrimos que era necessário equipamento adequado para se poder fazer os principais passeios do parque na parte alta. Era necessário 30 metros de corda pelo menos e mais recentemente agora estão exigindo também a cadeirinha. Como não sabíamos disso e não levamos equipamento, tivemos que contratar um guia ali mesmo na hora para que pudéssemos entrar tranquilos no parque.

Deixamos as coisas no abrigo e partimos para a primeira aventura. Como estávamos cansados da viagem, optamos por subir o Pico das Prateleiras, por ser o mais rápido de ser fazer. O Pico das Agulhas Negras ficaria para o segundo dia.

Abrigo Rebouças

Início da Trilha

Maciço das Prateleiras

A trilha para as Prateleiras é bem tranquila, pois fica bem próximo ao abrigo. Só quando se chega na base é que as coisas se complicam um pouco, com muitas passagens entre as pedras e alguns trechos bem íngremes, mas nada fora do comum. Olhando para o enorme maciço rochoso a gente se assusta um pouco, e fora um ou outro que possa sentir alguma vertigem, não é nada de outro mundo, pois havia até crianças no cume. Apesar do guia lançar a corda em certos momentos para ajudar na subida, não senti uma real necessidade.

Pico das Prateleiras

Pico das Agulhas Negras

No cume se tem uma vista incrível do parque, com o imponente Pico das Agulhas Negras do outro lado. Pode se observar dali também o Morro do Couto e uma vista privilegiada da Serra Fina.

Após um lanche rápido, assinamos o livro e algumas fotos depois iniciamos a descida. Voltamos para o abrigo para um devido descanso da viagem pois no dia seguinte iríamos encarar o gigante Pico das Agulhas Negras.

Principais Atividades: Trekking e Escalada

Cume do Pico das Prateleiras com a Serra Fina atrás

Para saber mais:
http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

Comentários

Postagens mais visitadas