Pedra do Altar - Parque Nacional do Itatiaia

O dia era 2 de julho de 2017 e a notícia de que iria nevar no Itatiaia fez muitos turistas casuais se dirigirem ao parque e, apesar do mal tempo, não parava de chegar gente durante todo o dia, inclusive com a presença da imprensa. Conhecemos a Pedra do Altar meio que por acaso. O objetivo do dia era subir o Pico das Agulhas negras mas a chuva que caíra durante toda a noite esfriou nossos ânimos. O tempo amanheceu fechado e úmido, mas nada de neve.

Resolvemos fazer uma caminhada mais curta, então a Pedra do Altar pareceu uma boa opção. A trilha começa a partir do Abrigo Rebouças, a mesma que vai até o Agulhas Negras, mas tomando uma bifurcação à esquerda um pouco depois da ponte de madeira.

A trilha é tranquila, com cerca de 3,2 Km e em pouco tempo chegamos. Tivemos sorte pois o tempo abriu assim que chegamos e podemos curtir bastante o local que, como tudo no Itatiaia, é incrivelmente bonito. Dali tem-se uma visão privilegiada do Pico das Agulhas Negras que fica bem em frente e do outro lado o Morro do Couto. Dá para ter também um pequeno vislumbre do camping e dos carros estacionados no Rebouças. Curtimos um pouco o visual, fizemos um lanche e logo tomamos novamente a trilha de volta.

A Pedra do Altar me surpreendeu porque, assim como o Morro do Couto, não esperava muita coisa, mas logo que chegamos à sua base já percebemos sua imponência e o visual lá de cima é incrível, afinal estamos no Itatiaia. Foi o passeio perfeito para o dia pois tínhamos que voltar para casa logo e a distância caiu como uma luva para aquele dia fechado.

Principais Atividades: Trekking e Escalada

Pedra do Altar

Pico das Agulhas Negras visto da Pedra do Altar

Pico das Agulhas Negras visto da Pedra do Altar

Pedra do Altar

Pico das Agulhas Negras visto da trilha para a Pedra do Altar

Pedra do Altar

Morro do Couto visto da Pedra do Altar



Comentários

Postagens mais visitadas