Trilha do Caçador e Pico da Onça - São Francisco Xavier-SP

Esta é uma travessia que já fiz algumas vezes, ligando os distritos de Monte Verde, em Camanducaia-MG a São Francisco Xavier, em São José dos Campos-SP. Chamada de Trilha do Caçador, é muito bonita, em meio a uma mata fechada de vegetação nativa, e de dificuldade moderada, podendo ser feita também no sentido inverso, tornando-se assim um pouco mais pesada devido ao maior ganho de elevação.

Pinguela

Trilha

A Trilha do caçador começa no final da Rua Taurus, que parte da Avenida das Montanhas, adentrando a floresta e seguindo a trilha bem demarcada, embora sem qualquer sinalização. Estou disponibilizando abaixo o tracklog da travessia para ficar mais fácil de achar a entrada que é um pouco complicada para quem não conhece. Logo no início corta um riacho onde há duas pinguelas. A partir daí a trilha fica mais bonita devido à vegetação endêmica da Mata Atlântica que é mais presente e domina a paisagem, passando por um bosque, algumas enormes pedras até chegar a uma bifurcação que divide a trilha, uma que leva até ao Pico da Onça e outra que continua até São Francisco Xavier. Vale a pena desviar um pouco e conhecer o pico, pois é bem perto.

Mata Nativa

Bosque

A subida até o Pico da Onça é bem rápida e tranquila, apesar da subida. Com cerca de 1960 metros de altitude, no alto há uma clareira com bastante espaço para um acampamento. Do lado oeste há uma pedra onde avista-se todos os picos de Monte Verde e do outro, a leste, uma outra pedra onde se tem uma bela visão do Vale do Paraíba. Geralmente paramos ali para curtir o visual, descansar, tirar fotos e fazer um lanche.

Vista do Pico da Onça

Fonte de Água

Trilha

A partir da Pedra da Onça o restante da trilha é só descida, com vários pontos de água cristalina para abastecer os cantis. A trilha desce por meio a mata e vai abrindo até chegar numa estrada de terra que leva até o distrito. O total da travessia é de cerca de 14 km, contando a subida até o Pico da Onça e a estrada de terra, que tem aproximadamente 2 km até o centro de São Francisco Xavier.


Vale muito a pena conhecer esta trilha, a vegetação é belíssima e o Pico da Onça tem um visual muito bacana, sem contar que passamos por dois charmosos distritos localizados na Serra da Mantiqueira e o clima, claro, é muito agradável.

Atividade Principal: Trekking

Comentários

Postagens mais visitadas