Circuito Janela do Céu - Ibitipoca-MG

Fui para Conceição do Ibitipoca a trabalho em 26 de junho de 2016 e, embora eu já conhecesse todo o Parque Estadual do Ibitipoca e seus vários atrativos, resolvi fazer novamente o Circuito Janela do Céu, pela beleza do lugar.

Janela do Céu

Após um café da manhã caprichado na pousada, fui para o parque por volta das 9:00 hrs. Um tanto tarde para se entrar no parque, o recomendável seria por volta das 7:00 hrs, horário que abre a portaria, mas como era um dia tranquilo consegui entrar sem dificuldades. Como a trilha começa perto da entrada, acabei deixando o carro ali mesmo.

Estava sozinho mas já conhecia o lugar, então não tive problemas, mesmo porque a trilha é bastante movimentada e bem sinalizada. Tomei a estrada que segue até o restaurante e com cerca de 1 km aproximadamente tem início a trilha do circuito, que sobe à esquerda da estrada, que na verdade também é uma estrada até começar a ficar acidentada e virar uma trilha de verdade.

Cruzeiro

O início da trilha é só subida, mas bem tranquila, e vai ficando acidentada, serpenteando a montanha até chegar no Cruzeiro, lugar onde também tem uma pequena gruta chamada de Gruta da Cruz que pode ser atravessada. Dentro há escadas de madeira para ajudar a subida e novamente tomar a trilha principal. É um lugar para uma parada rápida para tirar algumas fotos mas me apressei pois tinha muito chão ainda pela frente.

Lombada

Gruta dos Moreiras

Gruta dos 3 Arcos

A trilha segue subindo mais um pouco mais até um lugar chamado de Lombada, que é o ponto mais alto de todo o parque, com 1784 metros de altitude. A paisagem é dominada pela vegetação rasteira típica do cerrado, com muitos cactus, bromélias e orquídeas. Logo depois há 3 grutas que podem ser visitadas, A Gruta dos Fugitivos, a Gruta dos 3 Arcos e a Gruta dos Moreiras. Recomendo para quem não conhece visitar todas as grutas, pois são um espetáculo à parte do parque. Neste circuito especificamente, recomendo não deixar de conhecer a dos 3 Arcos, que é preciso atravessar a dos Fugitivos primeiro até chegar num grande salão com 3 entradas, daí o nome 3 Arcos.

Trilha

Trilha

A próxima parada seria a Janela do Céu, então me apressei para não ficar muito tarde. Cheguei lá por volta das 13:00 hrs e fiquei somente o tempo suficiente para um lanche e tirar algumas fotos. A Janela do Céu é uma cachoeira onde chegamos por cima com suas águas de cor âmbar despencando pelo paredão de pedras e, com a ajuda da mata que fecha seu entorno, dá realmente a impressão de ser uma janela de onde se tem uma belíssima vista, sendo considerada a principal atração do parque.

Cachoeirinha

Continuei então o circuito voltando pelo outro lado. Próximo da Janela do Céu há outra cachoeira muito simpática chamada Cachoeirinha, que desce fina por um paredão de pedras que, dependendo do horário, a luz do Sol cria um belo arco íris na sua base. A partir dali a trilha passa por um lugar dominado pelos cactus e vai descendo, passando por outras quedas d'água até chegar na trilha de outro circuito, a do Pico do Pião.

Descendo um pouco mais já chegamos em outra trilha que já faz parte de outro circuito, o Circuito das Águas, tendo outra trilha à direita que vai para outras cachoeiras como o Lago dos Espelhos e o Poço Negro. Se estiver com tempo recomendo conhecer todos os atrativos possíveis do parque, pois tudo ali é muito bonito, mas é recomendável fazer os circuitos separadamente para se ter uma experiência melhor de cada um deles.

Voltei novamente pela trilha até um lugar chamado de Prainha, já próximo ao restaurante, onde tem uma ponte de madeira para se cruzar o rio e chegar ao restaurante. Dali é preciso pegar novamente a estrada que leva até a entrada do parque e já era 17:30 quando cheguei na portaria.

O circuito Janela do Céu é imperdível para os amantes da natureza e das montanhas, pois é a cereja do bolo de um lugar fantástico que é o Parque Estadual do Ibitipoca. Toda a caminhada que soma cerca de 18 km, contando a partir da entrada do parque, e um pouco mais ser for desviar para conhecer parte do Circuito das Águas, vale muito a pena e é uma bela caminhada. Abaixo está disponível o tracklog do circuito para quem se interessar.

Atividade Principal: Trekking

Tracklog Circuito Janela do Céu


Comentários

Postagens mais visitadas