Pico do Carapuça - Estiva-MG

Partimos de Cambuí até Estiva por volta das 8 da manhã e logo já estávamos na praça da cidade. Após algumas indicações locais, iniciamos a caminhada que parte de uma estrada de terra que começa logo à esquerda atrás da igreja.

Pico do Carapuça

A caminhada é bastante tranquila, basicamente por uma estrada que segue até o topo, onde se chega facilmente de bike ou moto, mas é bastante acidentada para se chegar de carro, a não ser um 4x4. Com cerca de 7 km, a estrada segue até a base do pico e depois vai contornando a montanha até o topo. Há muitas trilhas que cortam a estrada, mas é melhor conhecer bem para não se perder, então resolvemos seguir pela estrada mesmo. Chegamos no topo por volta das 11:00 da manhã com cerca 1:30 hrs de caminhada.

Estrada até o Carapuça

Estrada até o Carapuça

O topo do Pico do Carapuça é uma mata, onde foi aberta uma clareira, mas não dá pra se ver muita coisa pois a visão é bastante prejudicada pelas árvores. Há bastante espaço para fazer um acampamento, mas não tem muita coisa para curtir ali, a não ser a companhia dos amigos e a caminhada em si. Descemos um pouco pela sua face sul até uma pedra onde se avista bem as cidades de Estiva e Cambuí, com a Pedra de São Domingos dominando a paisagem. Nesta pedra há ganchos para a prática de escalada e rapel, mas não vai muito além disso. Entre os relances das árvores dá para se ver o norte da Mantiqueira com um vislumbre do Pico do Marins e até da Serra Fina.

Após um lanche resolvemos descer por uma trilha para explorar melhor o local. A trilha que corta a estrada é bastante íngreme e daria um certo trabalho para subir, mas para descer é bastante tranquila e logo chegamos novamente na estrada, economizando uma boa pernada. A entrada da trilha pela estrada realmente é muito difícil de se achar, pois não há sinalização.

Vista descendo da trilha

Voltamos pela estrada mas resolvemos pegar uma bifurcação à esquerda que sai na parte mais baixa da cidade. Comemoramos a caminhada com um delicioso sorvete e voltamos para a praça onde deixamos o carro.

Voltando pela estrada

O Pico do Carapuça não é nada fora do comum, principalmente pela falta de visão que há no topo, mas vale a caminhada e o treino, pois a paisagem na estrada de terra é muito bonita num percurso que soma cerca de 14 km ida e volta ou um pouco menos se utilizar a trilha, podendo-se fazer tranquilamente num dia qualquer. Era um lugar que eu precisava conhecer e por ser muito perto, ficava sempre adiando.

Principais atividades: Trekking e Escalada

Comentários

Postagens mais visitadas