Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro criado no Brasil, datando de junho de 1937. Localiza-se na Serra da Mantiqueira, entre os municípios Itatiaia e Resente, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais, onde fica aproximadamente 60% de seu território.

A parte alta do parque, ou Planalto do Itatiaia, é onde encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A parte baixa caracteriza-se por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água.

Pico das Agulhas Negras

Os principais atrativos encontram-se na parte alta, como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Morro do Couto, Vale do Aiuruóca, Asa de Hermes, Pedra Assentada, Ovos da Galinha, Pedra do Sino e Pedra do Altar. Na parte baixa encontram-se o Mirante do Último Adeus, Pedra da Fundação, Lago Azul, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu da Noiva e os Três Picos.

Morro do Couto

Pedra do Altar

O maciço das Agulhas Negras é a principal elevação no planalto, com 2.791 metros de altitude, o ponto mais alto do Parque e quinto mais alto do país, podendo ser alcançados em duas etapas. A primeira requer cerca de 45 minutos de caminhada moderada do visitante até a base, a partir do Abrigo Rebouças. Depois, mais ou menos duas horas de subida pesada até o topo. Exige experiência, pois certos trechos da subida só são possíveis com apoio de uma corda de segurança. Além dessa, o Pico tem outras vias de escalada. A partir do topo do maciço das Agulhas Negras é possível a visualização panorâmica de toda região – Vale do Paraíba, Maciço das Prateleiras e planalto mineiro. Possui escalada de diferentes níveis de dificuldade, atendendo a diferentes públicos.

Pico das Agulhas Negras

Formado por imponentes blocos de rocha, o cume das Prateleiras está a 2.539 metros de altitude. Encontra-se em região com vegetação de Campos de Altitude e possui muitas vistas panorâmicas, destacando-se o Vale do Paraíba. Nos arredores do maciço também podem ser encontrados a Pedra da Maçã, Pedra da Tartaruga, Pedra Assentada, atrativos amplamente divulgados e visitados. 
A trilha para as Prateleiras tem seu início próximo ao final da estrada BR 485, isto é, local até onde chegou a construção na época. Deste ponto inicia-se a Travessia Ruy Braga e a trilha para as Prateleiras é um ramal. Da mesma forma que as Agulhas Negras, o visitante tem a opção de caminhar apenas até a base ou seguir até o cume.

Maciço das Prateleiras

Voltado para Minas Gerais, o Vale do Aiuruoca, conta com a geladíssima Cachoeira do Aiuruoca e a formação rochosa Ovos da Galinha. Para chegar o visitante terá que fazer uma caminhada moderada, a partir do Abrigo Rebouças. No caminho, podem-se ver as formações Asa do Hermes e Pedra do Altar. A Pedra do Altar, com 2.665 metros de altitude, é uma formação rochosa acessível por caminhada através de trilha. No local existem diversas vias de escalada em sua face oeste.

As travessias são uma ótima opção para quem quer conhecer pontos mais distantes do parque. São três ao todo, sendo elas a Travessia Ruy Braga, que parte do Abrigo Rebouças até a Sede, na parte baixa do parque, com opção de pernoite no Abrigo Água Branca; a Travessia Serra Negra que parte do Abrigo Rebouças em direção a Mauá, com chegada na área de Santa Clara, seguindo o mesmo caminho que leva à Cachoeira do Aiuruoca, podendo se fazer pernoite numa área particular chamada Matão; e a Travessia Rancho Caído, que segue o mesmo sentido da Travessia Serra Negra, mas com chegada no vale das cruzes, seguindo em direção aos Ovos da Galinha, Vale dos Dinossauros e Rancho Caído, único local permitido para pernoite.

Para conhecer o parque, recomenda-se ficar em um dos abrigos que estão à disposição dos visitantes, sendo eles o Abrigo Rebouças, Camping Rebouças e Abrigo Água Branca, que podem ser reservados através do site Parna Itatiaia. Na falta de experiência e equipamentos, é necessário um guia para poder transitar pela parte alta do parque. A parte alta é melhor se visitada durante o inverno, quando há menos incidência de chuvas, enquanto a parte baixa pode ser desfrutada durante todo o ano.

Principais atividades: Trekking e Escalada.

Para saber mais:
http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/


Comentários

Postagens mais visitadas