Carrancas-MG

Localizada no Sul de Minas Gerais, Carrancas foi fundada durante o ciclo do ouro trazendo bandeirantes e suas famílias, que fundaram um povoado. Parte da Estrada Real, Carrancas vem atraindo cada vez mais turistas que chegam à cidade em busca de paz e tranquilidade que suas trilhas e cacheiras oferecem. Possui boa estrutura e gente hospitaleira, com áreas de camping e pousadas para todos os gostos.

Repleta de belezas naturais, a cidade é conhecida como “A Terra das Cachoeiras”. São inúmeras opções, mas as que compõem o Complexo da Zilda, que fica a 12 km da cidade, são as mais conhecidas, dentre elas a Cachoeira da Zilda, a Racha da Zilda e o Escorregador da Zilda. Alcançada com pouca dificuldade através de uma trilha, a Cachoeira da Zilda é uma bela visão com seu poço perfeito para banho e suas quedas que podem se avistar de cima. Já a Racha da Zilda é uma tarefa mais difícil, pois além da trilha para se chegar ao local, é preciso atravessar um poço, entrar no cânion e atravessar a racha a nado contra a correnteza, mas é uma experiência extremamente recompensadora para aqueles que conseguem chegar ao seu final. O Escorregador da Zilda é uma cachoeira formada por uma pedra achatada em declive que serve como escorregador e é garantia certa de diversão.

A Cachoeira da Fumaça é o cartão postal e fica pertinho, a 3 km de distância da cidade, com sua queda de 15 metros de altura e grande volume de água, que ganhou seu nome devido à “fumaça” que sai de suas águas. Encontra-se atualmente interditada para todas as atividades turísticas mas só sua contemplação já vale o passeio. Parte de um complexo maior, o Complexo da Fumaça, que também inclui a Cachoeira Véu de Noiva, a Cachoeira do Luciano e a Cachoeira da Serrinha.


Cachoeira da Fumaça


Cachoeira Véu da Noiva

Formada por um lindo poço de águas verdes e cristalinas e uma pequena queda, a Cachoeira da Esmeralda é uma das mais belas atrações de Carrancas. Localiza-se no Complexo da Vargem Grande, que também compreende uma série de corredeiras e pequenas quedas, formando uma série de poços e piscinas naturais.


Cachoeira da Esmeralda


Corredeiras do Complexo da Cachoeira da Esmeralda

Outras quedas bastante conhecidas são o Poço do Coração, logo na entrada da cidade, onde fica também a Gruta da Toca com 300 metros de extensão; a Cachoeira do Tira Prosa, também próxima à cidade; o Complexo da Ponte, que fica a 2 km da cidade e é composto pelo Poço da Ponte, Cachoeira do Salomão, Cachoeira do Moinho e Gruta da Ponte; a Cachoeira de Bicas com sua queda de aproximadamente 70 metros, mas de acesso limitado devido estar localizada em propriedade particular; a Cachoeira do Grão Mongol, também localizada em propriedade particular e a Cachoeira Grande, que fica a cerca de 9 km do vilarejo Capela do Saco, sentido Carrancas.

Além das inúmeras quedas d’água, poços e corredeiras, Carrancas possui também muitas opções de passeio caracterizado pelo ecoturismo e esportes de aventura, como trekking, mountain bike, 4x4, cannyoning, cavalgada e voo livre. A rampa de voo livre de Carrancas é natural e é considerada uma das rampas de mais fácil acesso do Brasil, com 180 metros de desnível e quadrante norte.


Rampa de Voo Livre

Principais atividades: trekking, mountain bike, cannyoning e voo livre

Para saber mais:
http://carrancas.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas