Parque Nacional do Caparaó

Localizado entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó tem aproximadamente 31,8 mil hectares, sendo que cerca de 80% de todo parque localiza-se no estado do Espírito Santo.

Pico da Bandeira

Há duas portarias para o parque, a Portaria Alto Caparaó, localizada no município mineiro de Alto Caparaó e a Portaria de Pedra Menina, localizada no município capixaba de Dores do Rio Preto. O parque possui quatro áreas para acampamento para aqueles que pretendem pernoitar no parque, sendo duas pela Portaria Alto Caparaó: Terreirão e Tronqueira; e duas pela Portaria de Pedra Menina: Macieira e Casa Queimada. É recomendado fazer a reserva antecipadamente para o pernoite.

Terreirão

O parque abriga 5 dos 10 picos mais altos do Brasil, sendo que os maiores localizam-se na divisa dos estados, dentre eles o Pico da Bandeira, 3º ponto mais alto do país, com 2892 metros de altitude. Os demais são o Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.

Cume do Pico da Bandeira

Pico do Calçado

Pico do Cristal

Para quem quer chegar ao cume do Pico da Bandeira, aconselha-se a entrada pelo lado mineiro, que apesar da trilha mais longa, é bem menos íngreme e acidentada que a trilha pelo lado capixaba. As distâncias, a partir da Portaria Alto Caparaó são: 5,8 Km até o Tronqueira, 9,6 Km até o Terreirão, 12,9 Km até o Pico da Bandeira e 13,4 Km até o Pico do Calçado.

Amanhecer no cume do Pico da Bandeira

Observar o nascer do Sol no Pico da Bandeira é indescritível. Aconselha-se a pernoitar no Terreirão e sair bem de madrugada, pois são 3,3 Km de trilha e leva-se cerca de uma hora para se chegar ao cume. A partir da Portaria Alto Caparaó, chega-se ao Tronqueira de carro e depois, mais 3,8 Km de trilha moderada até o Terreirão, ponto de acampamento com toda infra estrutura necessária. Se preferir, locais fazem o transporte de mochilas e equipamentos através de mulas, o que facilita bastante a caminhada. Leve bastante agasalho pois faz muito frio durante a noite.

Nascer do Sol no Cume do Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira leva este nome porque, por volta de 1859, o imperador Dom Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do império naquele que, na época, era considerado o ponto mais alto e imponente do Brasil.

O parque possui ainda belas cachoeiras como a Cachoeira Bonita, Cachoeira da Farofa, Cachoeira do Aurélio, Vale Encantado e Vale Verde; e outros atrativos como a Gruta do Jacu, a Pedra Duas Irmãs e o sítio histórico da antiga fazenda de café Antônio Leite.

Principais atividades: Trekking e Montanhismo

Maiores informações sobre o parque: http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/


Cume do Pico da Bandeira


Amanhecer no cume do Pico da Bandeira


Pico da Bandeira

Pico da Bandeira

Terreirão

Comentários

Postagens mais visitadas