Pico dos Marins - Piquete-SP

Uma das montanhas mais altas do estado de São Paulo com 2420 metros de altitude, e ocupando a 26ª posição entre as mais altas do país, o Pico dos Marins localiza-se na cidade de Piquete, na divisa com Minas Gerais, e faz parte da Serra da Mantiqueira.

Pico dos Marins

A dificuldade em chegar ao seu cume e a beleza da região atrai muitos montanhistas que podem desfrutar de uma vista fantástica do Vale do Paraíba e do Sul de Minas. Apesar de exigir bom preparo físico, não há necessidade de equipamentos especiais para a subida, como cordas, embora um GPS é sempre recomendável. Porém, a trilha é bastante acidentada com muitos trechos de escalaminhada, o que leva de 4 a 7 horas de subida, dependendo do preparo ou peso da mochila.

Trilha do Pico dos Marins

Pico dos Marins

O montanhista pode optar em fazer um bate-volta até o cume, levando apenas uma mochila leve com água e alimentos, ou levar uma mochila cargueira com equipamentos de camping para pernoitar no cume. A segunda opção é a mais recomendada para quem quer desfrutar de toda a beleza do lugar, pois a vista noturna do Vale do Paraíba, com as luzes das cidades vizinhas de Cruzeiro, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida são fantásticas. O montanhista tem ainda a oportunidade de presenciar o nascer do Sol por trás da Serra Fina ao amanhecer no cume, visão que vale qualquer esforço da subida.

Cume do Pico dos Marins como o Pico do Itagaré e a Serra Fina ao fundo

Amanhecer no Pico dos Marins

Outra opção bastante recomendável é a Travessia Marins - Itagaré, que pode ser feita em até 3 dias, com duas noites de acampamento. É recomendável, porém, a presença de um guia ou conhecimento prévio do local, além de equipamentos de navegação e bastante preparo físico.

A melhor temporada para se visitar o Marins vai de maio a setembro, pois em outras épocas do ano o tempo instável e a possibilidade de tempestade torna a caminhada pouco segura, além de prejudicar bastante a visibilidade e navegação entre as pedras.

Principais atividades: Trekking e Montanhismo

Para saber mais:
http://www.marinzeiro.com/

Comentários

Postagens mais visitadas