Parque Estadual do Ibitipoca-MG

O Parque Estadual do Ibitipoca fica na região da Zona da Mata mineira, entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Fundado em 04 de julho de 1973, o parque ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira com uma área de 1488 hectares.

Próximo ao parque está localizada a Vila Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, um lugar aconchegante com toda a infra-estrutura para os turistas, com pousadas, campings e restaurantes.

O parque possui três roteiros principais, sendo eles o Roteiro Janela do Céu, Roteiro Pico do Pião e Roteiro das Águas. Cada um deles é feito por trilhas, passando por diversas atrações como cachoeiras, grutas e picos.

Janela do Céu

O mais famoso é o Roteiro Janela do Céu, com 16 km ida e volta, que tem início na entrada do parque e segue até a principal atração do parque, a Janela do Céu, um mirante natural do alto de uma grande queda d'água de cor dourada. A trilha passa pelo Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, o ponto mais alto do parque com 1784 metros de altitude e bela vista panorâmica do parque, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Mirante, Janela do Céu e Rio Vermelho.

Cruzeiro

Cachoeirinha

O Roteiro Pico do Pião tem 11 km ida e volta, segue a partir do restaurante, passando pela Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Pico do Pião e Ruínas da Capela.

Gruta dos Viajantes

O Roteiro das Águas é o mais fácil do parque, com apenas 5 km ida e volta, e é marcado por várias atrações ao longo do rio. Partindo do restaurante, a trilha passa pela Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Gruta dos Gnomos, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Rio do Salto.

Cachoeira dos Macacos

Ponte de Pedra

Para conhecer todo o parque, recomenda-se um dia para cada roteiro, mas dependendo da disposição, é possível fazer o Roteiro Pico do Pião e das Águas em um único dia. Reserve um tempinho também para conhecer a charmosa Vila de Conceição do Ibitipoca, onde há também diversos serviços disponíveis de passeios off road para fora do parque.

Principais atividades: Trekking

Para saber mais:
http://www.ibitipoca.tur.br/

Comentários

Postagens mais visitadas