Monte Verde-MG

Localizada no extremo Sul de Minas, Monte Verde é uma encantadora e aconchegante vila no alto da Mantiqueira, com excelente estrutura turística com hotéis, pousadas, bares, restaurantes e muitas lojas. Muito procurada por casais apaixonados em busca do delicioso clima de inverno na montanha, Monte Verde também é um excelente pico para os também apaixonados por aventura. Distrito de Camanducaia, o acesso a Monte Verde é bem tranquilo pelos 30 km de estrada pavimentada que liga até a cidade.

Monte Verde com o Pico do Selado ao fundo

As principais atrações são as montanhas que compõe a paisagem, com destaque para o Pico do Selado, a Pedra Partida, a Pedra Redonda, o Platô e o Chapéu do Bispo.

Platô

O Pico do Selado é o ponto mais alto do vilarejo, com 2080 metros de altitude. O acesso é de dificuldade moderada e pode se chegar em menos de duas horas de caminhada por uma trilha de beleza estonteante, com passagens por um pequeno bosque e pontos onde pode-se avistar o vilarejo e os entornos da Serra da Mantiqueira. No caminho há o Platô, uma pedra achatada que tem uma bela vista para o Vale do Paraíba, e próximo a ele encontra-se uma grande pedra chamada Chapéu do Bispo, que é também uma das atrações mais conhecidas de Monte Verde.


Pico do Selado visto do Platô

Pico do Selado

A Pedra Redonda, por sua vez, é o lugar mais fácil de se chegar, pois com menos de 20 minutos, sem maiores dificuldades, alcança-se o cume com 1990 metros de altitude. Por este motivo, é bastante movimentada e frequentemente está cheia de turistas que podem ter uma bela vista do vilarejo e do Vale do Paraíba.


Pedra Redonda com o Chapéu do Bispo e o Pico do Selado ao fundo


Pedra Redonda

A trilha para a Pedra Partida é de dificuldade moderada mas pode ser feita em menos de duas horas. Ela parte da mesma trilha que leva à Pedra Redonda, mas toma-se uma bifurcação que segue até o cume da Pedra Partida, uma enorme pedra dividida ao meio e de onde se tem uma vista espetacular do vilarejo, do Vale do Paraíba e dos entornos da Serra da Mantiqueira.

Pedra Partida

Outra atração bastante recomendável é a Travessia Monte Verde-MG - São Francisco Xavier-SP, também conhecida como Trilha do Caçador, podendo ser percorrida de 5 a 7 horas de caminhada. A trilha é belíssima, com um riacho logo no início e pontuada com grandes pedras e bosques. Tomando-se uma bifurcação, pode se chegar até ao Pico da Onça, um lugar onde pode-se avistar o vilarejo e todos os picos e pedras de Monte Verde.

Outra trilha bastante conhecida e bem mais fácil de ser percorrida é a do Pinheiro Velho, um bosque repleto de auraucárias que fica perto do centro do vilarejo e leva este nome devido à grande araucária que ali se encontra. Além das trilhas, Monte Verde ainda oferece muitas outras atrações, como passeios 4x4, cavalgada, arvorismo, mountain bike e voo panorâmico.

Principais atividades: Trekking, Mountain Bike e Off Road

Para saber mais:
http://www.monteverdeonline.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas