Pico do Itaguaré

Localizado na divisa entre os municípios de Passa Quatro - MG e Cruzeiro - SP, o Pico do Itaguaré destaca-se na paisagem com suas encostas íngremes e escarpadas com a altitude de 2330 metros aproximadamente em seu cume.

Pico do Itaguaré

O acesso mais fácil é pelo acampamento base localizado entre as cidades mineiras de Marmelópolis e Passa Quatro, através de uma trilha bem demarcada com aproximadamente 3,7 Km até o cume. O início da trilha passa por uma mata fechada e vai abrindo à medida que ela sobe pela encosta da montanha, dando lugar a muitas pedras e a típica vegetação de altitude. Na base do Itaguaré, já no alto da montanha, há dois locais para acampamento e um ponto de água entre eles localizado numa grota por onde a trilha passa.

O ataque ao cume é bastante técnico, com muitas pedras e fendas, mas não há necessidade de cordas e equipamentos. A vista do alto é fantástica! Ao sul destacam-se o Pico do Marins e o Marinzinho, além de toda a trilha da travessia Marins - Itaguaré que passa pela Pedra Redonda e segue pela crista da montanha. Abaixo um precipício enorme até o pé da montanha, totalmente tomado pela mata nativa que circunda toda a serra. A leste uma visão privilegiada do Vale do Paraíba e ao norte a imponente Serra Fina.

O Pico do Itaguaré é um lugar fantástico, com suas paredes de pedras íngremes e seu desenho bastante peculiar. Para quem deseja conhecer só o pico o acesso é bastante fácil, recomendando atenção somente próximo ao cume. Já para os mais aventureiros, a travessia Marins - Itaguaré é um prato cheio para quem gosta de desafios.

Tracklog Pico do Itaguaré

Comentários

Postagens mais visitadas