Pico dos Marins - Pernoite no Cume

Após o ataque ao Pico dos Marins no dia 14 de abril, voltamos para fazer um pernoite no cume após duas semanas, no dia 1º de maio de 2018.

Chegamos à base do Pico dos Marins por volta das 8:30 da manhã. Apenas 2 dias depois de nossa última passagem pelo pico, um montanhista francês havia se perdido ao tentar fazer a trilha em condições meteorológicas desfavoráveis, e o local agora estava tomado de equipes de busca entre bombeiros, exército e voluntários.

Pico dos Marins

Agora com mochilas cargueiras, iniciamos a trilha às 9 da manhã num ritmo bem tranquilo. O dia estava limpo e o céu bem aberto, com poucas nuvens, bem diferente da última vez. Após uma pequena parada no Morro do Careca, seguimos subindo com paradas pontuais para beber água e fazer um lanche.

Fizemos uma parada tradicional na pedra antes do vale cheio de charcos e capim elefante e avistamos um grupo que estava parado à frente, logo após a bifurcação para a o Pico do Marinzinho. Ali fizemos um lanche e encontramos com um casal de amigos que estavam descendo e haviam acampado no dia anterior.

Pico dos Marins

Continuamos a subida sem grandes dificuldades, passando pelo grupo que ainda estava parado. Com cerca de 4 horas de subida, chegamos ao cume do Pico dos Marins por volta das 13:00. Logo procuramos um bom local para acampar e montamos nossas barracas. A tarde seria longa, mas felizmente algumas nuvens suavizaram o sol escaldante.

Pico do Marinzinho e Pico do Itaguaré vistos do Pico dos Marins

Helicóptero Águia fazendo buscas no Pico dos Marins

Acompanhamos do alto o helicóptero Águia fazendo buscas e um grupo de soldados que ali desceram para ter uma visão ampla do lugar, ajudando por rádio equipes que se encontravam abaixo. A luz estava muito boa e tive a oportunidade de tirar muitas fotos.

Vista do cume do Pico dos Marins

Pico dos Marins

Pico dos Marins

O sol se pôs em um grande espetáculo, incendiando as nuvens em tons avermelhados. A noite foi caindo e as luzes das cidades do Vale do Paraíba acenderam. Em outro espetáculo, a lua cheia nasceu a leste como uma enorme bola avermelhada, iluminando a noite na montanha. Fizemos nossa janta, apreciamos o visual um pouco mais e fomos dormir.

Pôr-do-Sol no Pico dos Marins

Pôr-do-Sol no Pico dos Marins

O nascer da lua no Vale do Paraíba

A noite no cume do Pico dos Marins

Acordei cedo no outro dia para ver nascer do sol. Uma barra dourada marcava o zênite a leste com o a Serra Fina estampando seu desenho à contra luz. Logo a luz dourada do Sol nascente foi tomando o azul profundo do céu e seu brilho ascendeu por sobre a Pedra da Mina, em mais um espetáculo da natureza.

A barra do dia

O nascer do Sol no Pico dos Marins

O nascer do Sol no Pico dos Marins

O nascer do Sol no Pico dos Marins

Fizemos um café e com muita tranquilidade desmontamos o acampamento. Iniciamos a descida por volta das 9:00 sendo também bastante tranquila, levando pouco menos de 4 horas. Encontramos novamente muitos grupos de busca que iniciavam os trabalhos em mais um dia à procura do montanhista. Infelizmente seu corpo foi encontrado sem vida dias após nossa passagem pelo Marins.

Pose para a foto antes da descida


Comentários

Postagens mais visitadas